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15 dicas para aumentar a taxa de cliques

Aumente a taxa de cliques (CTR) e aprenda a calculá‑la. Veja ideias para melhorar a CTR de e‑mails.

Uma campanha de marketing por e-mail bem-sucedida é aquela que apresenta conteúdo relevante, atinge o público certo e incentiva os leitores a realizar uma ação desejada.

O objetivo de toda campanha de marketing por e-mail é fazer com que as pessoas cliquem no link do e-mail. Mas apenas abrir o e-mail não é suficiente. É necessário que seus leitores façam o que você está pedindo e realmente cliquem no link.

Esteja você pedindo a seus leitores que façam uma compra ou visitem seu site, você precisa que seu e-mail tenha conteúdo relevante e uma frase de chamariz clara que os incentive a realizar a ação desejada.

Uma boa campanha de marketing por e-mail terá uma alta taxa de cliques (click-through rate, CTR). Mas o que é CTR e como você pode melhorar as taxas de cliques para suas campanhas de marketing? Vamos responder a essa pergunta e trazer muito mais informações no artigo abaixo.

Neste artigo, veremos o que é considerado uma boa taxa de cliques, a fórmula da taxa de cliques e como melhorar as taxas de cliques em algumas etapas simples. Continue lendo para saber mais sobre como escrever e-mails melhores para que você possa se conectar com seu público e, por fim, aumentar as taxas de cliques.

Como está o desempenho do seu marketing por e-mail?

Analise o desempenho do seu marketing por e-mail e compare as estatísticas do marketing por e-mail com outras empresas em seu setor específico.

O que é uma taxa de cliques?

Uma taxa de cliques refere-se ao número de pessoas que clicaram em um ou mais links em uma campanha de marketing por e-mail. Você deseja que seus leitores cliquem nesses links e executem a ação desejada. Você pode querer que seus leitores comprem algo do seu site ou que eles se cadastrem para receber seus e-mails. Seja qual for o propósito, o objetivo de uma campanha de marketing por e-mail é fazer com que as pessoas cliquem nesses links e realizem a ação desejada.

Uma campanha de marketing por e-mail bem-sucedida terá uma alta taxa de cliques. Uma alta taxa de cliques significa que o texto do e-mail foi envolvente e relevante, a frase de chamariz foi claramente definida e o engajamento geral foi bom. A taxa de cliques pode indicar a eficácia das campanhas de e-mail para que você possa fazer as alterações necessárias em seus esforços de marketing.

Como encontrar sua taxa de cliques para campanhas de marketing por e-mail

Para calcular a CTR de uma campanha de marketing por e-mail, você precisa dividir o número de cliques em um link pelo número de e-mails entregues e multiplicá-lo por 100.

Por exemplo, se você enviou 100 e-mails e 65 destinatários de e-mail clicaram no link, sua CTR seria de 65%. 65/100 x 100 = 65%. É fácil assim.

 email click-through rate formula equals number of clicks divided by emails sent (minus bounces)

O que é uma boa taxa de cliques?

Uma boa taxa de cliques difere para cada setor. O que um setor considera uma boa CTR pode ser completamente diferente do que outro setor considera uma boa CTR.

No entanto, de acordo com o Mailchimp, a taxa média de cliques em todos os setores é de 2,62%. Esse número pode variar dependendo do tamanho de sua empresa, público e setor, mas ainda é importante saber a taxa média de cliques, para que você saiba o que deseja com suas campanhas de marketing.

What key metrics do you use to measure your email campaign effectiveness?

Como melhorar sua taxa de cliques

Felizmente, existem muitas maneiras de criar e-mails mais eficazes e melhorar suas taxas de cliques para suas campanhas de marketing por e-mail.

Você primeiro deve analisar as taxas de cliques de campanhas de marketing anteriores para ver quais áreas poderiam ter sido melhores. Talvez seu texto pudesse ter sido melhor ou sua chamada à ação não tenha sido claramente definida.

Depois de ter uma ideia melhor do desempenho de seus esforços de marketing anteriores, você pode usar essas informações para criar e-mails melhores no futuro.

Existem algumas maneiras de melhorar as taxas de cliques, como:

Usar uma chamada à ação

A última coisa que você quer é confundir seus leitores com um milhão de tarefas em seu e-mail. Você não deve dizer a eles para fazer uma compra, assinar sua lista de e-mail, preencher uma pesquisa e escrever um comentário. Isso só irá confundi-los e torná-los mais propensos a fechar o e-mail completamente.

Em vez disso, você deve aprimorar uma ação específica. Incentive o leitor a fazer uma compra OU preencher uma pesquisa. Não os encoraje a fazer as duas coisas. Torne sua frase de chamariz óbvia e fácil de seguir, e é mais provável que seus leitores a acompanhem.

Da mesma forma, você também deve se concentrar em um tópico específico em seus e-mails. Em vez de tentar encaixar vários tópicos em um e-mail, é melhor cobrir apenas um tópico para que você possa desenvolvê-lo adequadamente.

As pessoas tendem a ter períodos curtos de atenção e, se você tentar cobrir muitos tópicos em um e-mail, provavelmente perderá a atenção delas.

Tornar seus e-mails pessoais

As pessoas querem ler e-mails que pareçam ter sido escritos especificamente para elas. Elas não querem ler um e-mail que parece ter sido enviado para centenas de outras pessoas. Portanto, você deve tentar tornar cada e-mail pessoal.

Existem algumas maneiras de fazer isso. Você pode incluir o nome do leitor no início do e-mail ou pode acompanhar se ele já comprou de você no passado. Um e-mail personalizado fará com que seus leitores se sintam especiais e tenham mais chances de concluir a tarefa desejada, seja ela qual for.

Ater-se a um público-alvo

Em vez de escrever seus e-mails para atrair um grande grupo de pessoas, você deve se ater a um público específico.

Dessa forma, você pode atender aos gostos do seu público-alvo e criar conteúdo que agrade especificamente a eles. Você quer que seus e-mails cheguem ao público certo de pessoas interessadas no que você tem a dizer.

Ater-se a um público-alvo também garante que você crie consistentemente conteúdo de que seus assinantes gostem, tornando-os mais propensos a clicar nos links em seu e-mail.

Manter o design do seu e-mail simples

Na maioria das vezes, as pessoas preferem a simplicidade quando se trata de e-mails. Ninguém quer abrir um e-mail contendo cinco imagens, dois vídeos e um milhão de cores.

Um e-mail confuso e avassalador provavelmente acabará na lixeira. Em vez disso, torne o design do seu e-mail simples e fácil de navegar.

Inclua uma ou duas imagens e mantenha o texto curto e direto. Dessa forma, seus leitores podem dar uma olhada rápida no conteúdo e encontrar o botão CTA.

Certificar-se de que sua chamada à ação seja óbvia

Sua chamada à ação é o que vai encorajar as pessoas a realizar uma ação específica. Então, sua chamada à ação deve ficar evidente no texto. Muitos profissionais de marketing optam por incluir um botão CTA em suas campanhas de e-mail para que o leitor saiba o que deve fazer.

O texto da chamada à ação também deve ser orientado para a ação. Inclua palavras como enviar, visualizar, assistir e ler em sua chamada à ação para incentivar seus leitores a realizar a tarefa específica. Você também pode experimentar diferentes CTAs para ver qual funciona melhor com seus leitores.

Escrever um texto interessante

Se você deseja que seus assinantes de e-mail façam mais do que abrir seu e-mail, escreva um texto interessante.

Um texto interessante despertará o interesse de seus leitores e os incentivará a ler o e-mail inteiro, em vez de apenas dar uma olhada nele. O texto deve ser emocionante e relevante. Você também deve escrever linhas de assunto interessantes que chamem imediatamente a atenção do leitor assim que ele abrir a caixa de entrada.

Você pode fazer perguntas aos seus assinantes ao longo do texto para mantê-los engajados e interessados, mas também deve abordar suas preocupações. Essa escrita mostra que você se preocupa com seus clientes e considera seus desejos e necessidades.

Um texto interessante ajudará seus clientes a se sentirem mais conectados à sua marca, o que pode aumentar as taxas de cliques para suas campanhas de e-mail.

Tornar seus e-mails compatíveis com dispositivos móveis

A maioria das pessoas abre seus e-mails no celular, então suas campanhas de e-mail devem ser compatíveis com dispositivos móveis. Seus assinantes de e-mail devem poder abrir e ler seus e-mails em dispositivos móveis facilmente. Você também deve garantir que seus links possam ser abertos em um dispositivo móvel.

Existem vários modelos de e-mail responsivos para dispositivos móveis que você pode usar para criar e-mails compatíveis com dispositivos móveis. Esses modelos de e-mail permitirão que você crie campanhas de e-mail eficazes que ficam tão boas na tela do celular quanto no computador.

You're not alone when it comes to struggling with a low CTR. Nearly 53% of marketers list low click through rates as one of their biggest email marketing challenges.

Incluir boas imagens

Embora você não queira sobrecarregar seu e-mail com muitas imagens, isso não significa que você não deva incluir nenhuma. As fotos podem fazer muito por suas campanhas de e-mail e fazer com que seus leitores se interessem pelo que você tem a dizer. Você apenas tem que escolher as imagens certas.

Suas imagens de e-mail devem adicionar significado ao texto, e não o oposto. Você deve escolher fotos de alta qualidade relacionadas ao assunto do seu e-mail e que ajudem a explicar o que você está falando. Seus assinantes provavelmente estão apenas dando uma olhada nos seus e-mails e não lendo tudo, mas ter boas imagens pode adicionar qualidade ao seu conteúdo.

Segmentar seus e-mails

Você precisa segmentar seus e-mails para construir relacionamentos com seus clientes e mostrar que você se preocupa com eles.

Seus assinantes têm interesses diferentes, por isso é fundamental criar conteúdo relevante que os atraia com base nesses interesses. Se você enviar um e-mail para a pessoa errada, ele acabará na lixeira. A segmentação de seus e-mails permite que você personalize seu conteúdo com base nos desejos e necessidades de uma pessoa específica.

Você pode segmentar seus e-mails com base nas localizações, interesses ou atividades de seus assinantes. Segmentar seus e-mails ajudará a aumentar as taxas de cliques porque você enviará e-mails relevantes para todas as pessoas em sua lista de assinantes.

Escrever em um tom de conversa

Seus assinantes não querem ler um e-mail que parece ter vindo do chefe. Em vez disso, seus e-mails devem ter um tom de conversa e ser alegres. Existem algumas maneiras de fazer isso, mas a melhor opção é escrever seu e-mail como se estivesse conversando com um amigo. Suas frases devem ser simples e concisas, não prolixas e confusas.

Escrever em tom de conversa tornará seu texto mais divertido de ler e seus assinantes realmente se interessarão pelo que você tem a dizer.

Menos é mais

Quando se trata de campanhas de marketing por e-mail, menos é sempre mais. Se você escrever um e-mail longo e verborrágico, seus assinantes analisarão o e-mail e sairão imediatamente da página.

É melhor manter o texto direto e curto. Não use elementos desnecessário no texto nem faça rodeios. Você deve explicar claramente seu ponto e dizer a seus assinantes exatamente o que você quer que eles façam.

Incorporar comprovação social

Se seus assinantes perceberem que outras pessoas tiveram uma experiência positiva com sua marca, é mais provável que eles confiem em você. Incluir comprovação social no texto do e-mail é uma ótima maneira de construir credibilidade com seus assinantes.

Você pode incluir avaliações positivas de clientes no e-mail ou compartilhar histórias de sucesso de outros clientes com seus assinantes. Quando os clientes confiam em você, é mais provável que eles façam o que você está pedindo porque acreditam em suas intenções.

Criar urgência em seus e-mails

Embora você não queira que seus assinantes se sintam sobrecarregados quando abrirem seu e-mail, você ainda deve tentar criar um senso de urgência. Você pode fazer isso incluindo palavras como "agora" ou "hoje", que mostram aos seus leitores que eles têm um tempo limitado para realizar essa ação específica.

Criar um senso de urgência incentivará seus assinantes a clicar no CTA imediatamente, porque eles não querem perder a oportunidade que você está oferecendo a eles.

Enviar seus e-mails na hora certa

A hora que você envia os e-mails pode ter um impacto significativo nas taxas de cliques.

Se você enviar seus e-mails no meio da noite, eles se perderão no mar de outros e-mails e provavelmente nunca serão abertos. Mas se você enviar seu e-mail logo no início do dia de trabalho, ele terá uma chance muito maior de ser aberto.

É provável que você receba mais cliques em seus e-mails quando os envia nos horários corretos porque está alcançando as pessoas em um bom momento do dia. Portanto, se seus assinantes moram em fusos horários diferentes, considere isso e evite enviar um e-mail para todos em sua lista de e-mail.

Usar vídeos

Às vezes, a melhor maneira de transmitir uma mensagem é com um vídeo.

Incorporar vídeos em seus e-mails pode ser uma ótima maneira de se conectar com seus assinantes ao incluir algo em que você sabe que eles estarão interessados. Embora os vídeos talvez não funcionem para todas as campanhas de e-mail, eles podem ser muito eficazes em algumas situações, porque chamarão a atenção dos seus leitores imediatamente.

Aproveite ao máximo sua lista de e-mails com o Mailchimp

Os e-mails são uma das estratégias de marketing mais eficazes para as empresas. Os e-mails são como você pode alcançar seus clientes, se conectar com eles em um nível mais profundo e incentivá-los a fazer uma compra com você. Mas você não pode ter uma campanha de marketing por e-mail bem-sucedida se não enquadrar seu e-mail corretamente.

Uma boa campanha de marketing por e-mail deve incluir uma cópia interessante e relevante, personalizada e conversacional. Sua campanha de marketing deve ser compatível com dispositivos móveis, ter uma chamada à ação claramente definida e conter imagens de alta qualidade.

Todas essas são práticas essenciais que você deve incorporar em seus esforços de marketing para aumentar as taxas de cliques e aproveitar ao máximo sua lista de e-mail.

Se você deseja obter sucesso no marketing por e-mail e precisa de ajuda para saber por onde começar, use o Mailchimp. O Mailchimp é uma plataforma de automação de marketing digital e serviço de marketing por e-mail que pode ajudar empresas de todos os tamanhos a desenvolver estratégias eficazes.

Com o Mailchimp, você pode acessar análises úteis e ferramentas de relatórios que podem ajudá-lo a atingir suas metas de marketing por e-mail. Se você deseja rastrear KPIs importantes ou calcular métricas de comércio eletrônico, o Mailchimp tem todas as ferramentas e recursos necessários para controlar suas campanhas de marketing por e-mail e aumentar a receita de sua empresa.

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